CP


Dicionário do Preconceito


 
Cidadania e Profissionalidade – Processos Identitários


Anorexia – As pessoas que sofrem de anorexia, são discriminadas pela sociedade, pela distúrbio alimentar e consequentemente pela fragilidade da pessoa.

Adultério – O adultério é crime, e mais ainda é um preconceito, ninguém tem orgulho em dizer que foi traída ou já traiu, dou um exemplo, as mulheres antigamente eram apedrejadas até a morte na praça pública.

Alcoolismo – O alcoolismo é um problema grave na nossa sociedade, e gera vergonha de quem é alcoólatra e facilmente é posto de lado pelos amigos, pelo trabalho, pela família.



B
Bulimia – Cercada de preconceitos, e difícil para a pessoa doente assumir o seu problema, os bulímicos costumam envergonham-se dos seus problemas alimentares e assim ocultam os sintomas. A bulimia costuma causar sofrimento psíquico e afecta várias áreas, por exemplo em festas e confraternizações implicam alimentação.

Beleza – Cada vez mais, para vingar no mundo da moda, da representação, a beleza é o requisito mais importante, as vezes prevalece sobre o talento.



C
Casamento – Em certas profissões o estado civil é um requisito crucial, por ex. as hospedeiras de bordo, para seguirem a profissão, têm que ter disponibilidade.

Ciganos – Os ciganos, é uma etnia muito discriminada pela sociedade, pelos seus hábitos e tradições muito próprias, embora sejam não aceitem que sejam ajudados.

Cristãos – A religião cristã pode ser discriminado por outras religiões, por ex. Testemunhas de Jeová.


D
 Divorcio – Ainda é um estado civil que para os mais antigos ainda é mal olhado, antigamente fazia se mais sacrifico pela vida a dois, hoje em dia é mais fácil e já se torna banal.

Doença – Varias doenças, condicionam a pessoas, socialmente, profissionalmente, intelectualmente, mas é complicado, arranjar namorado, conceber filhos, arranjar um emprego.

Deficientes – Os deficientes são postos de lado em todos os sentidos, profissionalmente e socialmente, ainda há muitas pessoas que não são admitidas num emprego por não ter mobilidade suficiente, porque as instituições acham que não vão realizar o trabalho tão bem ou tão rápido como as pessoas “normais”, felizmente hoje em dia, cada vez mais se vê infra-estruturas e vagas para emprego de acordo com o tipo de doença.

Droga – Um problema que sempre esteve presente na nossa sociedade, não é um problema da moda, felizmente há mais ajudas a nível de reinserção e aconselhamento, mais instituições de acolhimento, mas as pessoas com dependência química ainda assim são muito descriminadas e excluídas de várias actividades sócias, derivado a o problema da droga.
O toxicodependente é sempre associado a doenças sexualmente transmissíveis, por ex. vírus H.I.V, a hepatite, etc.…




E
Elegância – A elegância hoje em dia é imposto pela sociedade em geral, para trabalhar no comércio, na moda,


Edaísmo – Preconceito à pessoa idosa, ainda há muito preconceito para com pessoas mais velhas do que nós, muitas das vezes são julgadas como retrógrada, desactualizadas,


F
Fascismo – O fascismo opõe –se à democracia que entende a nação como maioria, para o fascismo tudo está no Estado, a sua concepção é totalitária e não há valores humanos ou espirituais.


G
Gravidez – O estado de Gravidez infelizmente não é um estado de graça para muitos patrões, pois vem uma mulher incapaz de desempenhar certas tarefas, que se vai ausentar alguns meses do trabalho, depois tem de substituir com outra pessoa, posteriormente ao parto vai se ausentar mais vezes, para consultas com o filho, e isso para o patrão implica custos e prejuízos. Eu própria já fui vítima de descriminação pelo facto de estar grávida, e não me quero recordar a angústia que senti.





H
Homossexualidade – A homossexualidade, é um tema muito polémico, mas felizmente as mentes estão mais abertas ao que é fora dos parâmetros normais, mas de facto, são descriminados em todos os sentidos pelo faço de gostarem de uma pessoa do mesmo sexo, muitos para ter uma carreira de sucesso e manter as aparências, omitem a sua opção sexual.



I
Islamismo – A religião islâmica é baseada nos ensinamentos religiosos do profeta Maomé. A mensagem do Islão caracteriza-se pela sua simplicidade, que é, para atingir a salvação basta acreditar num único Deus e rezar cinco vezes por dia e submeterem se ao jejum anual no mês do Ramadão. Muitas vezes é vista como uma religião que para chegar ao paraíso deve participar em guerras e impor a sua religião a outros povos. 


J
Judeu – O preconceito contra Judeus.
L
Loiras – As loiras são descriminadas injustamente, são o estereotipo da loira burra, que consegue as coisas através do corpo e não da sua inteligência, os negros são discriminados chama se racismo, às loiras chama se difamação.

Limpeza – O preconceito contra as mulheres empregadas de limpeza, é totalmente injusta, são vistas como desqualificadas, sem formação, sem habilitações suficientes, e raramente é reconhecido o trabalho desempenhado por elas.



M
Mulher – Ainda no século XX as mulheres ainda continuam a lutar por condições de vida digna, igualdade de salários, direitos de protecção efectiva da maternidade e igualdade jurídica.

Muçulmano – Algumas pessoas estereotipam todos os muçulmanos como devotos religiosos e parte de uma visão fundamentalista do Islão, e isso cria um ciclo de discriminação e hostilidade por parte da sociedade, em muitos países estão sempre ligados aos atentados de 11 de Setembro.

N
Negros – Apesar de um tão longa historia no nosso país, continuam a ser raros os negros que ascendem posições de destaque na sociedade portuguesa. A inserção da população negra na nossa sociedade é marcada pela vulnerabilidade que resulta da desigualdade racial. Muitas vezes a sua vivencia na escravidão, actua como factor permanente de desqualificação do trabalho livre.

Nacionalidade – Actualmente as pessoas dos países do Leste, e as pessoas de nacionalidade brasileira estão sujeitas a discriminação e a preconceito.

O
Obesidade – Qualquer indivíduo que não se enquadra no padrão de perfeição proposto pela sociedade é logo motivo para discriminação. A obesidade é considerada uma doença porque está a crescer a nível mundial e traz consequências à saúde física e psicológica.

P
Prostituição –A prostituição já existe há muitos séculos atrás, a procura de uma vida mais fácil, mas que na realidade, de fácil não tem nada. As prostitutas sofrem preconceitos e discriminação por usar o corpo como instrumento de trabalho. A sociedade que exclui a mulher prostituta, é aquela sociedade que não proporciona uma condição melhor para que se torne uma actividade pouco procurada pelas jovens, dando-lhes condições para que esta escolha de vida se torne cada vez menor.

Políticos – São vistos como corruptos, e partilham, independentemente do partido, a mesma ideia, a gula pelo dinheiro publico. Normalmente têm a fama de serem “bonzinhos” só na véspera das eleições, porque depois esquecem facilmente as promessas de melhorias, enfim tudo se resume a um voto.






R
Reclusos – A indiferença e o preconceito da sociedade está associada à ideia de que os reclusos estão privados, porque cometeram um crime e têm de pagar pelo mesmo. São fortemente discriminados pela sociedade em geral, porque estão ligados a crimes.

Racismo – actualmente, infelizmente ainda é comum encontrarmos casos de preconceito e discriminação por causas das diferenças raciais. Perante a lei é uma atitude que deve ser abolida. Muitas vezes é uma consequência de uma educação racista e discriminatória.


S
Sem-abrigo – Normalmente tornam-se sem abrigo, por razoes financeiras, pessoais, e são mal vistos perante a sociedade.

T
Transformista – Preconceitos e baixos ordenados, são os problemas mais frequentes, enfrentados pelos actores transformistas, travestis de show e drag-queens, ligados originalmente aos bares e festas gay, estes artistas têm em comum além do desejo de viver a arte, a espectacularizaçao. Apresentam sob nomes femininos glamourosos, vestidos longos, ornamentados com plumas, salto alto e com uma maquilhagem pesada, todos são aplaudidos, mas como em outros campos da arte, apenas poucos conquistam o reconhecimento do público.




U
Ucranianos – Há poucos anos atrás o fluxo de imigrantes ucranianos em  Portugal não merecia muita atenção. O número começou a crescer a partir do ano 2000. Hoje, segundo as estimativas oficiais, o número de ucranianos legais deveria ultrapassar o de 70 mil pessoas, constituindo-se como o segundo maior grupo de imigrantes, depois dos brasileiros. No entanto, é difícil dizer a soma exacta de ucranianos presentes em Portugal.
Para alguns, o número poderia ultrapassar os 300 mil. Estão espalhados por todo o território português. Aos ucranianos somam-se também outros grupos do Leste europeus: moldavos, russos, romenos, búlgaros.
Os imigrantes do Leste europeu foram atraídos a Portugal para a construção civil, aliciados por agências de viagens e redes transportadoras para fins de trabalho ilegal e informal.
Como regra geral, os imigrantes ucranianos caracterizam-se pelo alto grau de escolaridade e qualificação académica. Trouxeram consigo um rico património cultural e religioso.

X
Xenofobia – As pessoas sofrem de distúrbio psiquiátrico ao medo excessivo e descontrolado ao que é desconhecido, refere-se a qualquer preconceito: racial, cultural, preconceito associado a aversão a outras raças e culturas.