terça-feira, 2 de novembro de 2010

Problema ético da eutanásia

Cidadania e Profissionalidade
Deontologia e Princípios Éticos


06-04-2010
Problema ético da eutanásia
Clara Pinto



Reflexão

Sobre o debate do tema da eutanásia, tenho muito a dizer, é um tema polémico, que muitas vezes por ser tão complexo, gera muita controvérsia, revolta e injustiça, por esse motivo algumas pessoas têm receio de o debater, também porque não sabem exactamente em que consiste a prática de morte medicamente assistida.
Na minha opinião, sou 100% a favor desta pratica, por vários motivos, mas acima de tudo, pelo facto de quem quer morrer dignamente – se assim o desejar – que tenha esse direito.
No debate, os colegas contra, referiram que a Eutanásia ia contra a integridade física e moral do doente, eu sou contra esta afirmação, porque se é o que “eu” quero, a lei deveria estar do meu lado, e se não está, esta a ir contra a minha integridade.
A eutanásia não defende a morte, mas a escolha pela mesma. A qualidade de vida para algumas pessoas não deveria ser um demorado e penoso processo de morrer.
Acabo a minha reflexão com esta frase que para mim é bastante clara e reflecte a minha opinião acerca deste tema.
“Viver é um direito e não uma obrigação”

Sem comentários:

Enviar um comentário